A inovação é elemento fundamental para o sucesso das marcas de moda intima, não é verdade? Se você está pensando em inovar ou lançar sua marca de moda intima, entender como combinar cores é uma ótima alternativa.
Descubra, assim, como usar o círculo cromático e fazer um interessante jogo de tonalidades e colorações para as próximas coleções de sua marca.
COMO COMBINAR CORES
Na História da Moda, as cores vão e voltam em diferentes combinações.
Muitas vezes, elas aparecem sozinhas, em produções monocromáticas. Em outras, as colorações são vistas em conjunto com tons considerados mais neutros – como branco, preto e cinza.
Hoje, no entanto, a Moda vem aderindo a composições bem coloridas, usando e abusando de contrastes e misturas harmoniosas.
Mas, se engana quem pensa que combinar cores é simplesmente pegar várias delas e fazer o composto! Para uma coleção bem estruturada, as colorações precisam conversar entre si.
Para isso, existe a Teoria das Cores, que permite uma organização visual muito mais equilibrada. Dela, temos uma ferramenta importante: o Círculo Cromático.
Descubra, assim, o que é e como utilizar o Disco Cromático na elaboração de novas coleções de Moda.
CÍRCULO CROMÁTICO – COMO USAR
O círculo cromático é formado por 12 cores, sendo elas:
- 3 primárias: azul, vermelho e amarelo.
- 3 secundárias: verde, laranja e violeta.
- 6 terciárias: Roxo-avermelhado, Laranja-avermelhado, Laranja-amarelado, Verde-amarelado, Verde-azulado, Roxo-azulado.
Além disso, ele é esquematizado entre cores frias e quentes.
Também conhecido como Disco Cromático ou Roda das Cores, foi criado por Isaac Newton em seus experimentos com a luz branca do Sol.
Mais do que apenas conhecer as cores que o integram, é interessante entender como elas podem trabalhar juntas e, assim, criar peças de Moda bem interessantes.
Dessa forma, saber como as cores análogas, complementares, triádicas e outras formas de combinação podem ser aplicadas vai trazer mais ideias e inspirações para suas próximas coleções. Confira!
Harmonia monocromática
Usar uma única cor pode ser mais criativo e interessante do que se imagina!
Ao mesclar diferentes tonalidades e nuances de uma mesma coloração, o resultado pode ficar incrível em peças de moda intima.
O famoso tom sobre tom é elegante e nobre e funciona muito bem tanto em lingerie, como na moda praia e fitness.
Cores análogas
Se a ideia é criar peças com um visual mais “calmo” e harmônico, a combinação de cores análogas é uma ótima opção.
Nela, utilizam-se de 2 a 3 cores imediatamente ao lado de uma cor principal. É bem fácil localizá-las no círculo cromático, pois elas são vizinhas na roda das cores.
Por fim, utilizar as cores análogas em uma coleção pode ser uma maneira mais simples e fácil de se “iniciar” na combinação de colorações.
CORES COMPLEMENTARES
As cores complementares são aquelas que, utilizadas juntas, têm o poder de destacar umas às outras.
Também chamadas de contrastantes, elas cumprem exatamente este papel: gerar contraste entre as colorações.
São facilmente identificadas no círculo cromático, pois estão em posição diretamente contrária.
O efeito desta composição de colorações, no geral, é de uma imagem bem vibrante e cheia de energia.
Tríade
A composição em tríade – como o nome sugere – , usa 3 cores do círculo cromático.
Mas, a escolha não é por qualquer uma delas. Para uma produção bem harmoniosa e cheia de energia, é preciso selecionar três colorações com a mesma distância entre si, dentro da roda das cores.
Outras combinações harmoniosas
Além das mais conhecidas combinações de colorações análogas, complementares e triádicas, veja como combinar cores em misturas ousadas e criativas.
Complementares Divididas
Escolha uma cor central e, em seguida, eleja outras duas complementares a ela.
A combinação das três colorações ficará bem equilibrada e com um contraste razoável.
Dessa forma, o trio vai “conversar” de maneira inteligente e proporcionando um visual bem autêntico.
Combinação de quatro cores
Para uma composição bem colorida e enérgica, a escolha de quatro cores pode ser ousada e divertida.
Assim, basta eleger uma cor primária, duas complementares e uma cor adicional – que irá acentuar as demais.
Como fazer combinações de cores para coleção
Agora, é a parte prática do círculo cromático! Vamos entender como utilizar as combinações de cores em coleções para lingerie.
Coleção Lingerie
A sensualidade é um ponto fortemente explorado nas coleções de moda íntima. Se sua marca pretende manter um ar sexy nas peças, pode apostar em combinações monocromáticas ou complementares.
Caso a lingerie tenha uma personalidade mais romântica, as composições com colorações análogas ficarão bem suaves. Os tons mais claros e pastel ajudam nessa missão.
Mas, se a linha da marca for jovial e divertida, 3 ou 4 cores vibrantes podem ser usadas em tríades e quartetos super harmoniosos. Dê preferência para tonalidades mais intensas e bem pigmentadas.
Tenha sua marca de moda intima de forma simples.
Junte-se à Intima Brasil e aumente seus lucros! Terceirizamos a produção de lingerie com modelos exclusivos fabricados com materiais de alta qualidade a preços competitivos. Entre em contato conosco agora, monte sua coleção e comece a oferecer aos seus clientes peças exclusivas e confortáveis.
Fabricar moda íntima com sua própria marca pode trazer diversos benefícios para o seu negócio, como por exemplo:
- Maior controle sobre a produção: Ao fabricar com sua própria marca, você terá controle total sobre o design, qualidade e produção das peças. Isso significa que você pode garantir que suas peças sejam produzidas com os materiais de alta qualidade que você escolher, e que sejam produzidas de acordo com as especificações que você definir.
- Fortalecimento da sua marca: Ter sua própria marca é uma excelente maneira de se diferenciar dos seus concorrentes e criar um relacionamento mais forte com seus clientes. Você pode criar uma identidade de marca forte, que reflete os valores e a qualidade de suas peças.
- Aumento da lucratividade: Com sua própria marca, você tem a oportunidade de controlar a precificação dos seus produtos. Isso significa que você pode definir preços mais altos para peças de alta qualidade e exclusividade, o que pode aumentar a lucratividade do seu negócio.
- Flexibilidade de produção: Fabricar moda íntima com sua própria marca também oferece mais flexibilidade de produção. Você pode experimentar com diferentes estilos e designs de peças, além de poder produzir quantidades menores para testar novas linhas ou coleções.
Gostou? Clique no link abaixo e envie sua cotação e nossa equipe preparada, irá entrar em contato o mais rápido possível.